sábado, 26 de março de 2011

Vermelho Carmim II

Por Carol. Meus olhos em Amsterdam

Continuação

Vermelho Carmim. São essas, as duas palavras que encontrei para expressar Amsterdam. A sensação monocromática de assimilação que tive da cidade, foi a mesma que tive quando visitei a instalação "Desvio para o Vermelho", de Cildo Meireles no Inhotim.

( Se não estiver disposto (a) a se confundir, não leia)

1ª situação hipotética: pode ser um caso relacionado a minha intuição.

2ª situação hipotética: pode ser porque eu comprei um gorro vermelho no Porto, usei ele durante a viagem, e perdi antes de voltar para Portugal.

3ª situação hipotética: eu não sei o que estou falando e por isso estou inventando.

Part II

The Wait (Margot), 1901, Museu Picasso, Barcelona, c/o Pictoright Amsterdam 2011 | Pablo Picasso

















Quero levar de Amsterdam as minhas viagens através do olhar demorado para um Van Gogh, Monet, Rembrandt. Também lembrar a sensação que tive no primeiro contato com el Pablo Picasso. Foi divino, maravilhoso! O portrait acima foi um dos que mais me chamaram a atenção. Fiquei atónita diante de "The Wait", apática a genialidade do pintor espanhol. E na mesma fração de tempo eu me culpava " em que mundo eu vivia? GOD". Misérias da vida. A arte veio para salvar.

Faltava apenas conhecer a coleção de Gabriel Metsu para ter a certeza que a visita ao Rijksmuseum era indispensável às boas lembranças que eu ia carregar da Holanda. Surpreendi-me mais à medida em que avançava na percepção das cores fortes, e das sombras perfeitas e simétricas dos quadros de Metsu. Na sala em que estava sua coleção, tive a incrível sorte de me infiltrar num grupo de turistas japonesas que estavam sendo guiadas por uma especialista do Museu. Ela explicava cada quadro detalhadamente. E eu, disfarçadamente, ia prestando atenção às suas observações.



Woman reading a letter ( 1662 - 1665) Gabriel Metsu - Origem: Dublin - Irland

















Obra completa de Gabriel Metsu: http://www.gabrielmetsu.org/


Part III

Encontrei o Vito no hostel, ele me chamou pra uma festa no "The Meetings", bom, eu fui. Era a minha chance de sair da Red Lights District ( o bairro mais famoso de Amsterdam, onde ficam as prostitutas na vitrine) e ir para um ambiente menos turístico e mais tradicional. Cheguei neste bar, e a primeira novidade, tinham várias botas penduradas no teto. O Vito tentou me explicar o que significavam mas eu não entendi. E até hoje eu não sei. Bem, enfim! Conheci alguns italianos muito engraçados e que viviam em Amsterdam já há um tempo. Foi uma noite atípica, com música e cerveja boa. Porque não é todos os dias que você bebe Budweiser por 2,oo euros! No final da noite, senti uma vazio absurdo! Um vazio oco, atemporal. Acho que era a sensação de não pertencimento, que tentei explicar no primeiro post. Veio a saudade dos queridos amigos do Brasil, do cabeça de vento do Lázaro, da Débs no Porto; e vinha algo na minha cabeça parecido com a frase do Supertramp: "Hapiness is only real when shared" ( filme Into the Wild ). Com essas experiências, os livros do Osho começam a fazer sentido na minha vida. "Abandone o pensamento, abandone..."


Part IV

Escrevi durante todos os dias da viagem. No entanto, nada que fosse particular do lugar. Só tenho saudades do carpete macio do hostel, com a janela enorme para um dos canais da cidade, com vista linda para a estação de trem. Dali eu acompanhava o movimento de Amsterdam, enquanto tentava escrever algo no meu moleskine. Mas meus olhos não se desviavam das Straats Holandesas que a janela alcançava. Ou olhava, ou escrevia. Preferi olhar.

Final

Canais. Pontes. Bicicletas. Red Lights. Straat. Rijksmuseum. Iamsterdam. Fotos. Souvenirs. VanGogh. Honey Pie. Coffeshops. Superhaze. Voltas. Brigas. Silêncio. Confusão. Mal estar. Felicidade. Adiós, Holanda... Hola, Portocalle!


Observação importante: As bicicletas de vanguarda, ah! Parece que estão perdidas no tempo...










1 comentários:

Thiago Vilela disse...

"Hapiness is only real when shared"

isso é bem verdade =]

Postar um comentário

Artigos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...